A barra fixa é um exercício multiarticular em que é trabalhado principalmente a região das dorsais. No caso da puxada vertical, com a pegada aberta pronada, se trabalha mais a largura das dorsais. Enquanto a pegada fechada supinada trabalha mais a espessura das dorsais.
Para algumas pessoas, esse exercício é um dos mais desafiadores, e eu concordo, pois são muitas articulações e estruturas musculares envolvidas. A barra fixa irá trabalhar, além das musculaturas das costas, os músculos estabilizadores, como lombar e abdômen.
E não se engane, mesmo você sendo um iniciante na musculação, você pode executar esse exercício com essas 4 dicas:
Pratique a barra fixa 5 vezes na semana. Essa frequência deve te ajudar a ter mais resistência. Faça 5 séries até a falha quando for treinar.
Sempre lembrando que se você quer melhorar sua composição corporal, perdendo gordura, e ganhando massa muscular, portanto é só acessar >>> leandrotwin.com.br
Faça o tempo de descanso mais longo. Portanto, busque descansar por volta de 3 a 5 minutos. Esse descanso é bastante longo, mas vai te ajudar a buscar mais repetições.
Fazer repetições negativas. Depois de já ter cansado, e chegado até a falha concêntrica, busque fazer somente a excêntrica. Contudo, ajude com os pés, pulando até a posição mais alta, e desça devagar, controlando o movimento. Faça isso até chegar à falha.
Se você não consegue fazer nenhuma repetição na barra fixa, ou se você faz poucas repetições, tente fazer somente a fase negativa, o máximo que conseguir. Deste modo, faça as mesmas 5 séries que foram indicadas. Contudo, você verá que a sua força vai aumentar, e isso fará você conseguir aumentar a quantidade de repetições completas.
Saiba como montar a sua dieta do zero, seu treino periodizado, e muito mais.
Acesse meus cursos >>> Leandro Twin Cursos | Hotmart Club
Meu nome é Leandro Lourenço Oliveira de Lima, sou Assessor Esportivo há mais de 10 anos, com quase 500 casos de sucesso. Trabalho tanto online para o mundo inteiro, quanto presencial em minha clínica em Moema (São Paulo).
Ministro cursos, sou palestrante e também autor do livro “abdômen definido, como chegar lá?”.
Sempre sonhei em ser professor e por ter um histórico de obesidade vencido pela musculação, me encantei e me dedico todos os dias para fazer isso para outras pessoas. Sou graduado em educação física (CREF: 128544-G/SP) e pedagogia.